_JOSÉ VIEIRA ANUAL SHOWS

A partir de 2018, com o abandonar dos projetos do Web Art Center e do UAVM Virtual Museum, tive a necessidade de divulgar o meu trabalho sobre a forma de exposições anuais que teriam variadas apresentações ao longo do ano.
A primeira, realizada entre Outubro de 2017 e Janeiro de 2019, inside sobre a conclusão do projeto Rompeschiena e a apresentação de Mister Du. A exposição está centrada sobre estes dois personagens que se revelam como numa espécie de busca do tesouro. Cada peça ali descoberta é como um pedaço de um velho mapa cujas peças se vão aos poucos encaixando, numa espécie de puzle artístico.
Em 2019 surgem os Iniciados da Chama, peças criativas que nos separam da ignorância e do conhecimento consciente. A apresentação da exposição é dividida em 4 momentos marcantes: Gnosis, na qual a sabedoria ancestral do mundo é revelada; e as três iniciações ao despertar da chama da sabedoria e do conhecimento. Estas iniciações correspondem ao eclodir de Alnirus, o Alquimista que nos orientará pela escuridão no trajeto em direção há luz. Este último personagem desenvolver-se-á entre Outubro de 2018 e Junho 2019, data da sua ascensão.
2020 assume-se como um ano atípico, marcado por uma epidemia que assolou os cinco continentes. Tomando como referência o virus e o respetivo medo de viver num mundo em que tudo nos parece querer aniquilar, surge Awaken; o despertar da consciência para o mundo da união cósmica, caminho lavrado pelos personagens Rompeschiena e Alnirus nos últimos 5 anos.