Home About Iniciados Opus Magnum Iniciações
 

PRIMEIRA INICIAÇÃO

Como primeira abordagem em direção à tomada de consciência (do Artista Iniciado), ou Iluminação (Artística), temos a consciencialização do corpo, enquanto matéria do desejo.
A tomada de consciência deste problema, inicia-se com uma certa ansiedade, um certo mal-estar em relação à nossa prática no mundo. O nosso anseio, a nossa vontade de protagonismo, em vencer, que concretizamos através da prática artística.
No entanto, por vezes, despertamos violentamente e, sem sabermos muito bem porquê, e conseguimos ver para além da bruma... esse momento corresponde ao despertar.
Em ALNIRUS (cuja sigla do nome remete para as 3 fases do processo alquímico ALbedoNIgredoRUbedo) o seu processo evolutivo, será realizado através de 3 Iniciações, tendo-se realizado a primeira através da obra “Opus Vitalis”, realizada entre Dezembro de 2018 e Junho 2019. Esta obra envolveu sete sublimações, obtidas a partir da anterior, fulcro que constituirá a apresentação no solstício de dezembro.
A primeira iniciação envolve sete sublimações que têm como denominador comum a mortificação do corpo, o corpo como chama, como luz, o corpo que se sublima sob a ação da Lua. A luz que ilumina o corpo, que o desvenda nas suas ansias e escuridões, nos seus desejos e dores. O corpo que se auto-descobre mistério do pensamento, observador e observado, desejo desejado, dor e sofrimento. O corpo luz que se descobre parte sombra.


Primum Iniciate (texto em PDF)



   
best view: 1440 x 900 pxl
@josevieira.net